français     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Uma tese sobre dph: introdução

Trechos tirados da tese « Redes Informatizadas de comunicação : A teia da Rede internacional DPH » de Marcio Vieira de Souza, 2002.

A íntegra da tese em linha no site :http://teses.eps.ufsc.br/...

O problema pesquisado

A fábrica como início e fim do processo produtivo foi substituída por redes cada vez mais complexas, de diferentes tipos: aglomerados, clusters etc. Compreender a produção a partir dessa perspectiva das redes organizacionais é fundamental na Engenharia de Produção do século XXI.

Neste relatório, partindo do estudo de caso da rede DPH (Rede Diálogos para o Progresso da Humanidade), estuda-se os impactos e influências das tecnologias de informação e comunicação na formação e organização de redes de movimentos sócio-técnicos.

Origem do trabalho

A idéia de estudar as redes tecnológicas e rede sociais de comunicação, surgiu inicialmente na pesquisa de dissertação de mestrado que o autor defendeu em 1995, em Sociologia Política na UFSC, sob o título: As vozes do silêncio: o movimento pela democratização da comunicação no Brasil. Este trabalho faz uma
reflexão, em alguns itens, sobre redes e sobre a Internet e suas possibilidades democráticas para as organizações sociais no Brasil (SOUZA,1996).

Aprofundar esta temática através do estudo de caso da rede DPH, surgiu via a participação e a assessoria que o autor presta a Associação Diálogo Cultura Comunicação, organização não-governamental de Santa Catarina, filiada a rede DPH. Neste processo, se integra um trabalho desenvolvido em convênio da Assoc.
Diálogo com a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), onde o autor é professor. O pesquisador também tem contato e presta assessoria à Fundação francesa Charles Leopold Mayer (FPH) há cerca de dez anos em vários projetos.

A FPH é a mentora e estimuladora da rede DPH. Este contato possibilitou a aproximação com a rede DPH, que possui uma inserção na Internet, produz uma importante dinâmica de troca de informações via T.I.C. e a produção de um banco de dados original, com a filiação de organizações civis de vários países do mundo, que possuem uma enorme diversidade de atividades. Entre outros, estes foram fatores que fizeram com que a rede DPH fosse a escolhida para o estudo de caso desta tese.

Objetivos

 Objetivo geral

Os sistemas produtivos modernos são redes complexas envolvendo fornecedores, sub-fornecedores, sub sub-fornecedores, além de imbricações com diversos outros atores como o Estado, os concorrentes, a sociedade civil, comunidade local, comunidade global, dentre outras. O objetivo geral é o de
compreender melhor o funcionamento dessas redes, de forma a subsidiar futures reflexões na área da Engenharia de Produção.

Pretende-se com este trabalho :

  • Estudar e refletir sobre os impactos e influências das Redes de tecnologias da informação e da comunicação, na formação de Redes de movimentos sociais e organizacionais em nível local e global.
  • Analisar, como estudo de caso, a Rede internacional informatizada DPH - Diálogos para o Progresso da Humanidade (rede DPH) e identificar um modelo organizacional em forma de organograma desta rede .

 Objetivos específicos

  • Refletir, a partir do estudo de caso da rede DPH, sobre os conceitos de "redes" e identificar em forma de organograma, o modelo organizacional desta rede.
  • Resgatar, analisar e sistematizar a história cronológica da rede DPH.
  • Analisar as ferramentas e recursos utilizados de Tecnologia da Informação e Comunicação (T.I.C.) pela rede DPH e sua influência na organização da mesma.
  • Analisar e identificar as dinâmicas organizacionais e suas modificações na rede DPH, a partir de um nó local (micro) até um nível fractal internacional (macro).
  • Criar um modelo cartográfico da rede DPH e uma metodologia de identificação e análise de redes.

Justificativa

 A rede DPH: originalidade e importância

Estudar a rede DPH - Diálogos para o Progresso da Humanidade, uma "rede internacional de intercâmbio de experiências e reflexões úteis para a ação" (DPH,1998) é uma oportunidade para poder refletir sobre as possibilidades e potencialidades de redes internacionais baseadas em novas tecnologias (banco de dados, Internet, listas, publicações) em um futuro que se aproxima rapidamente.
Pelo fato desta experiência ser uma rede internacional, multilingüística, sem fins lucrativos e composta "por pessoas e organizações formais e informais interessadas em intercambiar o melhor de seus conhecimentos e experiências" (ibid,1998), acredita-se que este estudo de caso, pode servir para análise dos impactos e influências das tecnologias de informação na formação de Redes de movimentos sociais e organizacionais na era da globalização.

A rede DPH teve como objetivo inicial, criar um banco de dados com informações que represente "o melhor da experiência de cada membro, seja qual seja a sua procedência, da ação de base ao laboratório de investigação e pesquisa".

No início, todo o debate e esforço da rede foi no sentido de criar e estruturar o "banco dados ISIS-DPH", uma ferramenta informacional criada para arquivar e sistematizar as experiências mais significativas dos membros da rede DPH, para que pudessem compartilhar esses conhecimentos. Foi escolhida como ferramenta inicial para criação da base de dados, o Programa ISIS da UNESCO. Esta opção ocorreu
principalmente porque este banco de dados possui uma linguagem aberta, pública e sem fins lucrativos. Outro motivo, era o fato de que esta ferramenta era bastante difundida, sendo que muitas bibliotecas em todo o mundo utilizavam esse padrão e programa.

Com o tempo, a rede se estruturou, se diversificou e se tornou mais complexa, passando a ter co-responsáveis e articulações de pessoas e entidades coligadas na Ásia, África e na América, além de se expandir pela Europa. A rede DPH tem entre seus filiados, organizações não-governamentais (ONGs),
associações, pesquisadores, redes temáticas, comprometidas "com a luta contra a exclusão ou pela construção da paz; com o desenvolvimento sustentável, apoio ao movimento de rádios comunitárias, crédito solidário, pedagogia e direito alternativos, entre outras". Esta rede humana é ancorada e baseada em uma "filosofia partilhada, pois o DPH é igualmente um banco de experiências que permite multiplicar os diálogos, um conjunto de metodologias, um leque de ferramentas técnicas e uma grande variedade de publicações".

Atualmente a rede DPH é uma rede de redes, composta por um variado número de entidades que falam entre outros o francês, língua original no que o sistema foi criado, inglês, espanhol e português. Existe ainda articulação com grupos de países de línguas orientais, entre eles, o chinês. O Banco de dados DPH é composto por um "TESAUROS", sistema de "palavra-chave" que serve para busca e pesquisa dos temas das fichas que contém as experiências sistematizadas do banco de dados. A riqueza e a diversidade do conteúdo desse banco de dados, sua utilização ou não, e a metodologia de uso feita pelos membros da rede local e global destes conteúdos, são objetos deste estudo. Vai-se pesquisar também a utilização da rede (Internet) pela rede DPH. Nesse processo serão estudados os sites da rede DPH, o uso dos fóruns e listas eletrônicas e do e-mail para troca de informações, conhecimento e organização da rede que são utilizados pela rede DPH. Acredita-se que o grande número de dados e informações desta rede dinâmica, que tem as Tecnologias de Informação como base, e nunca foi estudada, é um filão original e importante para pensar a relação entre as redes tecnológicas de informação e a sociedade, e a própria sociedade em forma rede.

Estrutura do Trabalho

O presente trabalho encontra-se estruturado em cinco capítulos.

Este capítulo descreve a motivação e os objetivos da pesquisa. Seu caráter é introdutório, sendo também ressaltada a justificativa e a estrutura do trabalho.

O próximo capítulo aborda e explicita a metodologia utilizada por essa pesquisa.

O capítulo 3 faz uma revisão da literatura discutindo os conceitos de mídia e conhecimento e sua relação com as redes, o próprio conceito de Redes: o que são e seus dilemas; A Web: a rede de redes, organizações não-governamentais virtuais; redes, fractais e a teoria do caos.

O capítulo 4 faz a análise e discussão e apresenta os resultados da pesquisa. Ele se divide nos seguintes itens:

  • A História da Rede DPH

Contextualização, cronologia e desenvolvimento histórico da rede DPH.

  • Análise de uma rede social na rede virtual

Os desafios organizacionais de uma rede humana e as tecnologias de Informação e comunicação utilizadas. Análise da rede social na Internet, mensagens na Internet e participação na rede DPH, grupos de discussão, links. Análise das mensagens temáticas da lista de discussões da rede.

  • A Rede DPH e suas ferramentas informáticas

Neste item são analisadas as ferramentas informáticas da rede, baseadas principalmente nos sites na Internet e no banco de dados DPH.

  • Identificação e análise organizacional da Rede DPH

A criação de um modelo cartográfico e de um método de identificação de redes comunicacionais na Internet.

O último capítulo apresenta as conclusões obtidas e faz recomendações para trabalhos futuros.
Finalmente, é apresentada a bibliografia utilizada, bem como, a citada neste trabalho e os anexos.

Marcio Vieira de Souza, http://buscatextual.cnpq.br/...

buscar

...
topo
    menções legais